ExpoScience


Abertura da ExpoScience 2011
Exposição permanece 40 dias no terminal aéreo
Em mais uma ação voltada para a popularização da ciência, a UNEB deu início na última sexta-feira (2) à Exposição de arte, ciência, tecnologia e inovação (Exposcience), que segue aberta à visitação até o dia 12 de outubro, no Aeroporto Internacional de Salvador, sempre das 9h às 21h.
Presidindo a abertura da mostra, a vice-reitora da UNEB, Adriana Marmori, salientou a importância da ação.
“Estamos divulgando saberes sobre meio ambiente e sustentabilidade em um local com grande circulação de pessoas. Parcerias nesse sentindo são importantes e devem continuar sendo fomentadas”, pontuou Adriana.
A exposição, coordenada pelo Museu de Ciência e Tecnologia (MC&T) da UNEB, tem como parceiros o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
O superintendente regional da Infraero, José Cassiano Filho, salientou a carência do país com a questão cultural.
“O Brasil necessita de iniciativas como essa. Vale lembrar que a classe C chegou aos aeroportos. Portanto, contem sempre conosco. Quem ganha com a exposição não é o aeroporto de Salvador, mas a sociedade”, frisou o superintendente.
Freio magnético, cone de ar e balanças que simulam o peso em cada planeta são alguns dos experimentos que o museu está apresentando, além do ônibus Ciência Móvel e de painéis sobre cientístas baianos (foto home).
Os visitantes poderão conhecer ainda experimentos e equipamentos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), do Museu Geológico da Bahia (MGB), da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), da Associação de Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB).
A Infraero estima que mais de um milhão de pessoas circulem no aeroporto durante o período da exposição.
“Receberemos aqui um público diferente do que aquele que vai normalmente ao museu. Agora, quando o vôo atrasar, os passageiros e visitantes terão entretenimento garantido”, destacou Jorge Teixeira, diretor do MC&T.
Prestigiando a exposição, o secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Alberto Brum, solicitou parceria da universidade para divulgar a ciência pelo interior do estado.
“Nas universidades federais a produção científica é forte. Nas estaduais está se fortalecendo, e a UNEB é o carro-chefe entre elas. Por sua característica multicampi, está interiorizando a ciência por meio de suas unidades. Queremos atuar juntos”, disse Alberto.
Participaram também da abertura da mostra o secretário Paulo Câmara (Secti) e o diretor da Laboquímica, Paulo César Torres, além de representantes de outras instituições e empresas parcerias.
A Exposcience é uma das atividades propostas pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, que acontecerá de 17 a 23 de outubro em vários estados brasileiros, com o tema mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos. Matéria publicada no Portal UNEB
Matérias relacionadas